14 de janeiro de 2007

O Comodismo

Ao pesquisar sobre o tema num conhecido motor de busca (não há cá publicidade, lamento) encontrei uma frase que traduz na perfeição o que penso: "um dos maiores inimigos do vencedor é o comodismo".
Avaliando situações quotidianas somos confrontados com inúmeros casos que comprovam e justificam esta citação. Passando pelo eleitor que não vota por estar comodamente sentado no seu sofá preenchido pela sua cómoda resignação contra os políticos, pelo funcionário que reivindica melhores condições de trabalho mas que aquando da manifestação não comparece por falta de tempo e vontade, acabando no namorado que não termina a relação amorosa por ser mais cómodo permanecer com algo que já está construído, mesmo que já não satisfaça, do que começar um ligação a partir da estaca zero este "parasita" é omnipresente. Os exemplos poderiam estender-se pois, lamentavelmente, a sociedade actual é cada vez mais apologista do “deixa andar” estando tal politica, na minha opinião, a atingir proporções cada vez mais preocupantes.
Se nós, jovens, queremos fazer singrar as nossas opiniões e desejos há que lutar por isso, dar o chamado “corpo ao manifesto”, intervir, realizar manifestações, abaixo-assinados, boicotes, intervenções televisivas, jornais, revistas, qualquer coisa… desde que observável e suficientemente incomodativa! Se o Senhor Zé acha que está a ser explorado, que tem um horário laboral demasiado extenso, que recebe menos do que devia, pois então o Senhor Zé que se junte a um sindicato, que vá para a rua como foram os seus progenitores na Revolução de Abril, que parta cadeiras e computadores no escritório, mas mexa-se, actue! A apatia e a inércia não podem de maneira nenhuma dominar as mentes do colectivo, não pode haver um fatalismo já adquirido sobre certos assuntos como “estou casado, tenho 4 filhos, o casamento corre mal mas tenho que me sujeitar para o bem dos outros”.
E aqui está outro ponto: este falso altruísmo português em que se permanece assim infeliz da vida porque é o melhor para os que nos rodeiam. Pode ser moralmente muito bonito e querido mas, de facto, já enfastia. Se querem vencer, se querem levar este globo terrestre a bom porto, se querem olhar para trás daqui a 10 anos e sentirem-se realizados e completos, ajam. Mexam-se, façam coisas, batalhem, persigam propósitos e dêem um tiro nesse ser desprezível e ultrajante chamado Comodismo.

“I can change the world
With my own two hands
Make a better place
With my own two hands”
já dizia, sabiamente, o Ben Harper.

Saudações frutais!

2 comentários:

Colesterol disse...

Vota Romã! Para que o globo terrestre se mova!

s. disse...

este post está delicioso. só digo isto: casa comigo xD

esta música/letra/clip dos apc demonstra tão bem isso (http://www.youtube.com/watch?v=aizz0o9fPWU)

Don't fret precious I'm here, step away from the window
Go back to sleep
Safe from pain and truth and choice and other poison devils,
See, they don't give a fuck about you, like I do.