13 de janeiro de 2007

Ter Franja é Ser Mais Alto, é Ser Maior do que os Homens

Depois de um exacerbado ataque de ciumeira da minha colega tertuliana, achei de bom tom escrever-lhe algo pessoal mas transmissível. Ora, visto que a minha estimada blogueira tem uma certa e elevada panca por cabelos e tudo relacionado com o tema, decidi-me por uma dissertação sobre o referido couro cabeludo.
Não é raro aos membros do universo do sexo feminino ter nos seus quartos-de-banho um arsenal de shampôs, amaciadores, máscaras, bálsamos, condicionadores e todas aquelas mistelas dificilmente compreendidas pelos indivíduos do sexo oposto (e até por mim que não sou do sexo oposto). Já dizia a outra que cuidar do cabelo é uma arte na qual a experimentação é crucial. O equilíbrio do ph, o condicionamento, o volume, a tendência natural do cabelo, o enriquecimento vitamínico, a reconstrução celular são pontos importantes que não devem ser deixados ao acaso. Um cabelo encaracolado não pede os mesmos cuidados do cabelo liso, sobretudo no que toca à humidade.
Toda esta arte é passada de mães para filhas no que já é uma tradição quase milenar e aperfeiçoada ao longo do tempo. O engenho de transformar um cabelo encaracolado na trunfa mais lisa do universo requer prática, pois não é um qualquer amador que o faz. E visto que nos tempos que correm, quem tem cabelo liso faz caracóis e quem tem caracóis alisa o cabelo, faz-me crer que a profissão do futuro não é a engenharia mas o ofício de cabeleireiro.
Concluindo em jeito de Amélie Poulin, a pior coisa que pode acontecer é querermos beber por uma palhinha e esta estar furada.
Boa noite...

6 comentários:

Romã disse...

antes de mais, é do bufo! e depois, reconheci-me nesse post! e depois és fixe!

Colesterol disse...

Queria expressar aqui o meu mais profundo agrado por ter sido plantada aqui tamanha beleza literária. E para todos aqueles que acham que "ah, cabelos é fútil", só vos desejo que num dia em que saírem de casa com o cabelo imaculado, vos caia uma tromba de água em cima.

LeiteCreme disse...

É de uma franja q todo e qualquer portugues necessita!! Principalmente se vier no pacote incluida uma boa dose de chuvinha q faz encaracular os cabelos esticados cm a maior das paciencias durante algumas e combativas horas. É de louvar cada pessoas q num dia de inverno estica o seu cabelo com o maior dos cuidados e no dia seguinte de manh ao sair de casa as condicoes climateriacas nao sao as melhores e la se vai o trabalho de horas!! Por isso a minha palma para todas as romas e colestrois deste pais!!

Anónimo disse...

Como ser de franja não poderia estar mais de acordo com tamanho título...a beleza e a harmonia das palavras que se juntam e se tocam como se se amassem deixou-me bastante comovida (algo que mais tarde discuti com o meu psicólogo e o levou a aconselhar-me a procurar ajuda). Apesar do meu metro e sessenta (ou menos) olho para a minha franja como uma coroa que me eleva para lá de todo o ser que se afirma másculo. No entanto, nao consigo deixar de referir o quão sexy é um rapaz ao estilo de Jeremy Duncan que demora um ou dois minutos por semana a "pôr o cabelo na linha". Ter "um cabelo assim espesso e brilhante" apenas por usar um mero champô produto branco, ter aquele bom aspecto naturalmente não é para qualquer um, por isso aplaudo este grande rapaz (já que não o posso conhecer e convidá-lo para um cafezinho). Acabando novamente no assunto dos cabelos, e sendo completamente levada por frases de Jeremy Duncan, digo apenas isto:
-Cabelos e sapatos! Faz tudo parte do jogo ridículo de impressionar os rapazes!
-E o que é irónico é que a nós só nos interessa o que fica no meio dos dois.
Despeço-me assim aconselhando as "wanna-be" miss pantene a nunca esfregarem o couro cabeludo com muita força porque, segundo Hector, um pedacinho de caspa vosso pode ser o universo de outros seres que vivem num constante medo de serem despejados para um esgoto metafísico aquando da lavagem das cabeçorras em questão.
Gracias...

[SPEAK NO EVIL? RAISE YOUR VOICE. WEAR THE TAG]

Anónimo disse...

ter franja nao implica ser mais alto(a) que todos os homens, nao

Anónimo disse...

e ser rapaz implica uma falta de perspicacia quanto a assuntos subordinados ao tema capilar. Deixe de se meter com as nossas franjas e respectivas alturas, mr. az (e não se arme em Jason Mraz que é o único mr. az que conheço de jeito)